Falhas do Umbrello

Durante a modelagem do sistema, notamos alguns comportamentos "estranhos" do Umbrello. Vamos enumerá-los aqui para evitar surpresas na hora da utilização.

Arrastar e soltar na árvore de elementos

Algumas vezes ao tentar mover elementos entre pastas o Umbrello não faz a movimentação, sendo necessário repetir a operaçã;o. Alguns movimentos realmente não são possíveis, como passar um diagrama de caso de uso de Use caseview para Logical view, mas estes movimentos restritos são sinalizados pelo próprio Umbrello. O problema é que ele não respeitou movimentos que ele mesmo sinaliza comosendo permitidos.

Associação mensagem - método

No diagrama de seqüência, ao criar uma mensagem, se você seleciona um dos métodos descritos para associar a mensagem, depois de fechar, o Umbrello não se lembra da associação e coloca a operação selecionada como custom operation.

Documentação de elementos

Ao documentar alguns elementos, o Umbrello "perde" o que foi digitado no campo Documentation. Este problema ocorre principalmente com o último elemento acrescentado à classe (método ou atributo). O problema foi parcialmente contornado, acrescentando um elemento por vez, fechando a janela e salvando o arquivo.

Apesar das falhas, o Umbrello se comportou muito bem durante a modelagem, e tranqüilamente pode ser adotado com satisfação. Um grande diferencial do Umbrello em relação às outras ferramentas analisadas, foi o fato de ele ser mais completo. Além de implementar o diagrama de seqüência, ele também gera código-fonte em várias linguagens.