Modelagem do sistema

Diagramas de casos de uso

A primeira tarefa ao estudar as especificações do sistema é identificar os casos de uso, ou seja, como os usuários vão interagir com o sistema. Portanto os diagramas de caso de uso vão modelar os cenários ajudando a compreender as exigências do sistema. Neste momento não nos interessa como o sistema vai responder a um determinado evento, mas apenas que ele responde a este estímulo externo.

Vamos mostrar agora como criamos nosso diagrama de casos de uso com o Umbrello. Ao abrir o Umbrello, ele já está pronto para desenhar um diagrama de classes. O nosso objetivo agrora é o diagrama de casos de uso e para isto devemos criar um novo diagrama. Para isto basta ir ao menu, Diagram-New-Use Case Diagram[1]. Uma caixa de diálogo será exibida para você digitar o nome do diagrama de uso. Vamos dar o nome de kvendas para o nosso diagrama.

A janela do Umbrello está agora pronta para elaborarmos nosso diagrama. Para criar um ator, basta clicar no ator na barra de ferramentas à direita e clicar na área do diagrama. Para criar um caso de uso, o procedimento é o mesmo. Para associar os elementos, selecione o tipo de ligação na barra de ferramentas e clicar nos elementos a ser conectados. Depois de criados os elemntos do diagrama,podemos passar a documentá-los. O procedimento é simples, basta dar um duplo clique sobre o elemento e uma janela surge para entrarmos a documentação daquele elemento.

Depois de criado o diagrama, é possível imprimi-lo ou exporta-lo como uma imagem. Esta funcionalidade é importante para incluir o diagrama em documentos como neste trabalho. O Umbrello consegue exportar o diagrama para os formatos de imagens mais populares do mercado como png, jpeg e bmp. Para criar a imagem, basta clicar com o botão direito do mouse no meio do diagrama e selecionar a opção Export as Picture. Depois é só dar um nome à figura para criar o arquivo.

Apresentamos agora o diagrama de caso de uso completo para o nosso sistema. A figura foi obtida como explicado acima: ela foi exportada como uma figura e depois incorporada a este documento.

Notas

[1]

A versão do Umbrello usada neste trabalho não estava traduzida para o português, por isto o termo em inglês. É possível que o Umbrello já tenha uma versão traduzida