A partir da especificação do sistema, podemos considerar como válido o DER mostrado logo abaixo. É claro que o modelo apresentado não representa uma solução única, mas foi a que melhor se encaixou nos requisitos apresentados.
É realmente um diagrama bem simples, assim como deve ser simples um sistema para vendas. Note que no modelo não há nenhuma referência aos documentos fiscais exigidos (nota e cupom). Isto porque cada empresa trabalha com um formulário personalizado, e além disto os produtos podem ser regidos por legislações diferenciadas que alteram a forma de calcular impostos. Por esta complexidade e para deixar o sistema mais "genérico", decidiu-se por retirar esta funcionalidade do escopo deste trabalho.
Como dito na escolha das ferramentas, usamos o TCM para elaborar o diagrama mostrado e agora passamos a explicar sucintamente como obtê-lo usando o TCM.
O TCM - Toolkit for Conceptual Modeling, é uma ferramenta que fornece diversos editores gráficos para a modelagem de diferentes diagramas usados na especificaçõo de sistemas. Estes diagramas representam a estrutura conceitual do sistema (daí o nome da ferramenta).
Para cada diagrama, o TCM oferece um editor específico. O TCM consegue gerar diagramas para a análise estruturada, análise orientada a objetos (diagramas UML) e também tem série de diagramas adicionais (genéricos). A tela principal do TCM é dividida em seções contendo os diagramas específicos para cada abordagem de desenvolvimento. Para elaborar o diagrama de Entidade Relacionamento, usamos o editor TESD (Entity Relationship Diagram).
Selecionada o editor, uma nova janela se abre para podermos desenhar o diagrama. A tela do TESD apresenta os elementos do diagrama e as ligações possíveis à esquerda, algumas informações sobre o documento na parte de baixo e à direita, ocupando a maior parte da tela está a área de desenho.
Para desenhar um elemento no diagrama, basta clicar sobre o elemento desejadoe clicar na área de desenho que ele será criado. Para ligar doiselementos selecione o tipo de ligação desejada e com obotão central do mouse ligue os dois elementos. O TCM faz algumas validações nas ligações, evitando ligar elementos incompatíveis com o tipo de ligação selecionado.
É possível documentar cada elemento do diagrama, bastando para isto selecionar o elemento e no menu Properties escolher a opção Node/Edge Annotation. Uma tela se abre para você fazer a documentação do elemento. Em nosso projeto, utilizamos esta facilidade para colocar a estrutura de cada entidade.
Depois de desenhado o diagrama, podemos imprimi-lo, mas geralmente este diagrama fará parte de um documento contendo a especificação do sistema (como neste trabalho). Devemos então gerar o diagrama em uma forma que a imagem possa ser incorporada a este documento.
O TCM consegue exportar o diagrama para vários formatos, entre eles o png, PostScript (ps) e Encapsulated PostScript (eps). Para a realização deste trabalho[1], foi usado o formato eps. Para converter de eps para outro formato (gif por exemplo) basta usar um editor gráfico como o Gimp.
[1] | No caso específico deste trabalho, onde foi usado o DocBook, usou-se o formato eps e gif. Como o DocBook gera documentos em vários formatos diferentes (HTML, PDF) o formato eps é usado para gerar documentos impressos (PDF, PS) e o formato gif é usado para formatos online (HTML, XML) |